sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Qual é a pegada ecológica dos paulistas?


Quantos hectares de área produtiva de terra e mar são necessários para manter o padrão de vida de um paulista por um ano? É essa pergunta que a WWF-Brasil, em parceria com a Fiesp e as secretarias do Meio ambiente municipal e do Estado, vai tentar responder com o cálculo da pegada ecológica.
Hoje a pegada ecológica global é de 2,7 gectares por pessoa
O objetivo é analisar o impacto que os hábitos de consumo e o modo de vida dos moradores de São Paulo tem sobre o meio ambiente. A partir do resultado a ideia é pensar ações para minimizar esse impacto. Hoje a pegada ecológica global é de 2,7 gectares por pessoa o que gera um déficit ecológico de 0,9 hectares por pessoa.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Perfume para nariz entupido

A Publicis de São Paulo criou uma ação muito interessante para divulgar o benefício da Vick, tradicional pomada que combate congestionamento nasal. A marca espalhou promotoras pelas farmácias da capital paulista para oferecer às pessoas uma amostra do perfume VK Nite, desenvolvido exclusivamente para a ação.

O teste da fragrância faz o público ter a sensação, por alguns segundos, de estar com nariz entupido. A partir daí, as promotoras explicam porque o perfume tem “cheiro de nada”. Confira a reação das pessoas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O mestre das montagens


Seguindo o conceito de handcrafting à risca, o artista Kyle Bean monta peças, cenários e figuras com muitos materiais diferentes. A galinha que o inglês construiu, por exemplo, é feita de cascas de ovo, o que levanta a questão que é o próprio nome da obra: quem veio primeiro, a casca do ovo ou a galinha? :B


Já o avião e os insetos que ele faz são feitos de papel, um material leve e que também pode “voar”. Os aparelhos tecnológicos possuem uma ironia na construção: são todos feitos de papelão e madeira.


As peças não só têm um significado irônico, também são feitas com muitos detalhes e criatividade. Veja abaixo algumas montagens dele:

image

image

image

image

image

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Frida Kahlo mais glamourosa e feminina

A artista Saramello resolveu retratar Frida Kahlo vivendo nos dias de hoje. O resultado foi uma mulher sensual, glamourosa e mais feminina.
As pinturas de Frida compõem a exposição  ”¿Y Si Fuera Hoy?”, em cartaz de 14 a 24 de setembro na  galeria Urban Arts. A mostra traz  20 obras, incluindo pinturas e toys.
Corre que ainda dá tempo!




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Risadas e trapalhadas no Vale do Anhangabaú


Hoje, 21, começa a 6ª Palhaçaria Paulistana, no Vale do Anhangabaú. Os espetáculos seguem até domingo, 25, com a participação, no total, de 250 artistas de circo que se apresentam em uma lona montada no local.
Palhaços franceses participam da abertura. Os destaques também ficam para a tradicional dupla Bacalhau e Mingau, os modernos números dos Irmãos Becker e o palhaço Picoly, 86 anos de idade e 80 de atuação.
Confira a programação completa:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dia Mundinal sem Carro

No dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, a empresa de entregas Carbono Zero Courier vai oferecer descontos especiais para quem deixar o carro na garagem. Semelhante ao modelo que já vem sendo posto em prática em países europeus, a empresa oferece os serviços normalmente realizados por motoboys, mas feitos por ciclistas.

Quem for de bike, andando ou de transporte coletivo para o trabalho no dia 22 ganha 30% de desconto em qualquer solicitação particular no serviço de entrega. Se sua empresa promover uma ação de não uso de carros, a empresa também ganha 30% de desconto em qualquer solicitação de serviço na Carbono Zero Courier.
Para garantir o desconto basta comunicar sua atitude. Envie uma foto sua usando a locomoção alternativa escolhida para o e-mail contato@carbonozerocourier.com.br ou pelo Twitter @czerocourier #diamundialsemcarro. No caso das empresas é só encaminhar o e-mail ou comunicado da ação planejada ou uma foto dela acontecendo também para contato@carbonozerocourier.com.br ou pelo Twitter @czerocourier #diamundialsemcarro

Beatles como trilha sonora da vida!

Todo mundo tem momentos inesquecíveis que foram marcados com música. Às vezes não percebemos, mas as nossas bandas favoritas fazem parte da nossa vida. É o que este vídeo do projeto Music Matters mostra como os Beatles trilharam a vida de um rapaz desde a infância.

Em pouco mais de um minuto, o protagonista diz que conheceu a banda aos oitos anos, como o quarteto de Liverpool se tornou o melhor amigo aos nove anos, como estavam presentes nos bons e maus momentos, fortalecendo o conceito apresentado no final: “amar os Beatles é uma experiência compartilhada que nos une”.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Filmes de terror... que não aterrorizam!

A produção holandesa A Centopeia Humana traz uma das histórias mais surreais dos últimos tempos. Um cientista usa três turistas para criar uma centopeia humana. Para isso, ele usa um método inusitado, ligar o sistema digestivo das pessoas. O longa ganhou uma continuação, que foi proibida no Reino Unido. Para quem tem estômago.

Nesta produção de 2003, um serial killer foge para o esgoto e, por conta de uma combinação de produtos químicos, se torna o horrível monstro feito de fezes. De um bom gosto tremendo, não?
Na comédia de horror Jack Frost (1996), um serial killer condenado à morte está sendo levado para sua execução, quando sofre um acidente de carro com um caminhão carregando material genético, na fictícia cidade de Snowmonton. Apesar de sobreviver, Jack sofre uma mutação e seu corpo se funde com a neve no chão, transformando-o em um boneco de neve assassino.
Um clássico do terror trash, O Duende traz a bizarra trama de um um leprechaun malvado que assassina todos que tentam se aproximar de seu ouro.
O Ataque dos Tomates Assassinos (1980) é outro clássico do terror trash. Basicamernte, o título explica sobre o que é o filme. Fez tanto sucesso que ganhou uma continuação, O Retorno dos Tomates Assassinos (1988), que tinha ninguém menos que George Clooney - em início de carreira, claro - no elenco. 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Hotel para plantas?


Um shopping de Madrid começou a oferecer um serviço inusitado aos seus frequentadores. Durante o período de férias, os clientes poderiam deixar suas plantinhas em um espaço especialmente preparado para elas.
O Hotel para Plantas recebeu até três plantas por cliente, com no máximo um metro de altura, que ficaram aos cuidados de uma equipe de jardineiros profissionais. O período de estadia das plantas ficava registrado, elas recebiam tratamento contra pragas e a poda era opcionalmente autorizada pelo dono. Além disso, câmeras faziam a transmissão de tudo via web, pra se ter certeza de que os vasos estavam sendo bem cuidados.
Assim já dá pra viajar tranquilamente sem ter que deixar a chave com o vizinho para regar as plantinhas!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

As impressionantes esculturas de J. Salmon e J. Seo



As obras de arte do britânico Jamie Salmon e da coreana Jackie K. Seo são de
deixar qualquer um de queixo caído, dado tamanho realismo. 

As obras que você vê neste post, entituladas “Avatar”, não são tão recentes, mas permanecem chamando atenção até de quem não vive apreciando arte.

Confira algumas delas!





terça-feira, 13 de setembro de 2011

Coisas que já fizemos mas temos vergonha de admitir


  1. Já ligamos o computador para fazer um trabalho e acabamos no Twitter ou Facebook.
  2. Já tivemos pensamentos inapropriados e paramos por medo de que alguém possa ouvi-los.
  3. Já fechamos os olhos em frente a um espelho para ver como ficamos quando estamos dormindo.
  4. Já usamos o Google Earth para ver onde fica nossa casa.
  5. Já tentamos afastar um mosquito do monitor movendo o ponteiro do rato.
  6. Já colamos chiclete por baixo da mesa na escola. E no trabalho.
  7. Já apagamos a luz da sala de TV depois de ver um filme de terror e corremos para o quarto com medo de alguma coisa que vem atrás de nós.
  8. Já tivemos um ataque de riso no momento inoportuno.
  9. Já dormimos uma sesta depois de almoço e acordamos algumas horas depois achando que já era o dia seguinte.
  10. Já tivemos um ídolo famoso e acreditamos que um dia poderíamos ter um romance sério com ele.
  11. Já lambemos a tampa do iogurte.
  12. Já cantamos uma música com a letra errada pensando que era a certa.
  13. Já chupamos o próprio sangue quando nos ferimos.
  14. Já dissemos que lemos um livro de José Saramago mas só lemos as primeiras 3 frases páginas.
  15. Já largamos algo importante que estávamos fazendo porque ouvimos um alerta de nova mensagem no MSN.
  16. Já ouvimos barulhos estranhos de noite e nos cobrimos com o cobertor em vez de ir ver o que era.
  17. Já ficamos olhando a janela do MSN esperando alguém escrever algo e não apareceu nada.
  18. Já passamos parte da nossa vida jogando Tetris e Super Mario o dia todo.
  19. Já desejamos entrar num táxi e dizer "Rápido, siga aquele carro!
  20. Sabemos o que são os Teletubbies.
  21. Já tememos morrer depois de engolir sem querer um chiclete.
  22. Já hesitamos em atender o telefone depois de ver o filme The Ring.
  23. Já desejamos ter super poderes para salvarmos o mundo de alguma ameaça terrível, mas sobretudo para podermos saltar de telhado em telhado como no Matrix evitando assim as filas de trânsito no caminho para o trabalho.
  24. Já mudamos o estado no MSN para "Ausente" para evitar falar com alguém.
  25. Já tentamos segurar o interruptor de luz entre o On e Off para ver o que acontece.
E aí, pode confessar, o que você já fez, mas teve vergonha de admitir?

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ele tem feito bonito por aí

Popularmente conhecido nos sítios cariocas como Mack Viralata, esse artista urbano foi batizado por uma mãe cheia de boas intenções como Marcelo Macedo. Para a sorte da genitora – e nossa também –, ele tem feito bonito por aí.

Marcelo acredita que sua avó, Lúcia, seja bem responsável pela vida que leva hoje. Ele lembra que, quando pequeno, ela costumava colocar todos os netos para desenhar e mexer com argila e pedra sabão. Aos 16, ele desenhava pranchas de surfe e skate para os amigos e tirava uma graninha.

Mais adiante, após se formar em desenho industrial, Marcelo estava insatisfeito e foi atrás de novos experimentos. Foi nessa época que fez sua primeira pintura de rua e fui ganhando confiança nos seus próprios métodos de trabalho.

Marcelo é um ilustrador que tem uma forte ligação com arte urbana. É na rua que ele grafita e recolhe materiais para uma outra atividade, a escultura. Seus toys são primorosamente construídos e provocam, ao mesmo tempo, estranhamento e grande simpatia.

Toy Art

image
image

Intervenções urbanas
image
image

Produtos
image
image
image

Para conhecer mais o trampo de Mark Viralata clique aqui aqui.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma casa-tobogã

A grande maioria das casas construídas hoje em dia são projetadas para um público específico: os adultos. Mas será que as crianças também não mereciam alguma atenção?

Pensando nisso, arquitetos japoneses projetaram a incrível casa onde todos os ambientes foram pensados para serem amplos, ideais para que as crianças brinquem. Mas isso é só o básico.


A casa de três andares possui uma escada normal e também um tobogã, pelo qual é possível descer para qualquer andar de uma maneira bem divertida. Nas fotos abaixo dá para ver a planta da casa e também como uma criança pode chegar até a sala de TV.



A Casa tobogã
Como funciona o tobogã interno na casa
Um belo jeito de entreter as crianças em um dia chuvoso

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

As fotos foram feitas com lentes de 50mm e 100mm e Adam passou horas e diferentes dias para fotografar cada locação. Depois, utilizou scripts para alterar o fundo das fotos em alta resolução e incluir todas as pessoas nele.

Quebrando conceitos sobre anonimato já construídos por Baudelaire sobre a Modernidade, Adam Magyar fotografa multidões em cidades como Tokyo e Hong Kong.

Em seu projeto online, o artista dá a possibilidade ao espectador de utilizar lentes de aumento e olhar a imagem mais de perto, vendo o rosto de cada um na rua, sendo possível até mesmo reconhecê-los.

image

image

image

image

image



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Arquitetura Subterrânea

Metrô é uma demanda da população de praticamente todas as grandes cidades brasileiras. Com o caos do trânsito, o transporte coletivo se faz cada vez mais necessário para que as pessoas tenham qualidade de vida. Melhor ainda se as estações forem inspiradoras.
Logo abaixo você pode ver exemplos de estações de metrô de outros países que ultrapassam os limites da utilidade pública e são verdadeiras obras de arte. Afinal, chegar mais cedo em casa não é o suficiente. O caminho deve ser agradável.


Estações de metrô inspiradorasArquitetura dos estilos mais diversosPara o caminho pra casa ficar visualmente agradável

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sim, energia elétrica também dá em árvore

Por mais conhecimento que a humanidade tenha produzido, ainda há espaço para inovação. E, ainda hoje, buscam-se ideias para a produção de energia de forma mais limpa e eficiente. Como a energia solar.

Inovação é isso: colocar em prática aquela ideia que parece óbvia, mas que ninguém tinha notado até então.

Um exemplo disso foi a ideia de Aidan Dwyer, um garoto de apenas 13 anos, para um projeto escolar.


O garoto Aidan Dwyer
Ele percebeu que os galhos das árvores estão organizados de maneira que as folhas aproveitem melhor as variações de ângulos da luz solar durante o dia. Por que os painéis de energia solar não podem ser assim também?
A árvore de Dwyder captando a luz do sol
Com as células montadas em formato de árvore, ele conseguiu um aumento de até 50% na produção de energia. E, mesmo com algumas contestações, mostra que a natureza pode nos ensinar muito mais do que a gente imagina, né?
Com o mesmo pensamento, foram criados também o ar-condicionado solar e os painéis solares que imitam trepadeiras. Afinal, se a ideia é aproveitar a energia do sol, podemos aprender com quem faz fotossíntese desde que o mundo é mundo. :)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O escritório parasita


A falta de espaço nas grandes cidades é sempre um desafio para a construção de novos projetos. Em Moscou, não é diferente. O escritório ZaBor resolveu, então, aproveitar o espaço livre entre um prédio e outro para criar um escritório suspenso, deixando o vão livre abaixo para a passagem de carros e pedestres.
O projeto recebeu o sugestivo nome de Parasite Office (escritório parasita) já que usa da estrutura de outras construções para se manter. O acesso é feito por uma escada externa e, dentro, as paredes e janelas são em forma de polígonos.


Durante a noite, as luzes atravessam as janelas e produzem um efeito único na rua. O desafio foi lançado durante a Bienal de Moscou, que trouxe como tema deste ano a utilização de espaços urbanos ociosos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Impressões incorretas? Desperdício? Nunca mais!


Essa impressora conceito funciona como uma impressora convencional, só que faz o serviço contrário. Ao invés de transferir a tinta para o papel, o que o aparelho faz é removê-la.
A (des)impressora
Baseando-se na ideia da remoção dermatológica de pelos e manchas, a removedora de tinta funciona com o mesmo princípio, o de remoção da tinta escura por meio de emissão de laser.
Adeus desperdício?
Será o fim do desperdício com impressões incorretas e com aqueles milhares de rascunhos?