quinta-feira, 26 de maio de 2011

O amor entre... garrafas de leite!


A organização Amigos da Terra (do Reino Unido) criou uma campanha "fofa" para incentivar os cidadãos a darem um destino correto aos resíduos sólidos. Em protesto contra o desperdício de sacos de lixo, a ONG criou um vídeo no mínimo curioso: Uma história de amor entre duas garrafas plásticas de leite.

O vídeo "Love story in milk" já teve mais de 55 mil visualizações de pessoas ao redor do mundo.
  • De acordo com a organização, o Reino Unido vem melhorando a quantidade de materiais reciclados nos últimos 10 anos, mas ainda há alguns pontos importantes a serem abordados:
  • Um terço de toda a comida comprada (cerca de 10 bilhões de libras esterlinas) não é consumida, o que demanda um gasto de energia desnecessário para a produção e aumenta as emissões na atmosfera;
  • A cada ano, o Reino Unido queima ou enterra cerca de £650 milhões em materiais que poderiam ser reciclados. Reciclá-los seria o mesmo que retirar 6 milhões de carros das ruas;
Mais de 1.7 milhões de toneladas de móveis foram descartados em Londres no ano passado, 2010, e apenas 10% deles foi reutilizado em vez de ir parar em aterros. Comprar novas madeiras, plásticos e tecidos custa ainda mais energia e emissões.

Confira o vídeo!


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Orgulho de ser geek!



Pois é! Quem diria que em algum momento da história da humanidade comemoraríamos o Dia do Orgulho Geek!

Criado na mesma data da estreia do primeiro filme da série “Star Wars”, lançado em 1977, 25 de maio, a data foi instaurada na Espanha, em 2006, e se espalhou pelo mundo.

Mas afinal, o que ser geek? Qual a diferença entre geek e nerd? E por que está tão na moda se dizer geek?

O Geek não é nada mais que a definição dada ao Nerd que possui amigos e vida social, em muitos casos sendo bastante  conhecidos em blogs, fotologs, fóruns e sites de relacionamento, como o Orkut. Porém, apesar de toda essa popularidade, os Geeks sempre estão atrás das novidades relacionadas ao entretenimento de modo geral, com o objetivo de satisfação própria e de mostrar para os amigos Geeks as últimas novidades. 

Geek é a evolução do Nerd!

A principal diferença entre os dois tipos é que o nerd não é muito – ou nada – bom em se relacionar com outras pessoas, já os geeks podem conversar com pessoas fora do computador e ainda assim se sentirem seguros – até mesmo com gente que não é desse mundo tecnológico.

A moda em ser geek vem aumentando a cada dia por causa da interação da grande maioria dos jovens com tecnologia e o interesse crescente por novas formas de usá-la. É comum ver por aí garotas com camisetas com os dizeres: “Geeks do it better” (geeks fazem melhor).


E aí, o que você acha dessa revolução dos geeks e nerds? Comente!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Vai encarar?

Túmulo do Oswald de Andrade
Já imaginou passar as férias visitando casas e castelos  mal-assombrados? E passar por um uma praça que já foi palco de  enforcamentos em público há séculos? Em São Paulo tudo isso é possível. A capital reúne lugares com fama de abrigar fantasmas e quem descobriu o filão fez disso roteiro turístico.

Fantasmas, vultos, mortes mal explicadas e terror. É o que garante uma agência de turismo que há 10 anos organiza um giro pelos pontos mal-assombrados da cidade. O roteiro “São Paulo de Outro Mundo” mostra que a cidade não é propícia somente para o turismo de negócios. As histórias encontradas nesses lugares fazem parte da cultura popular da cidade.

A primeira parada é o cemitério da Consolação. Entre os oito mil túmulos, destacam-se os do modernista Oswald de Andrade, da Marquesa de Santos, Monteiro Lobato e Tarsila do Amaral. Artistas como Victor Brecheret assinam as obras. Um dos primeiros nus das artes plásticas também está lá: a obra Solitudo, de Francisco Leopoldo e Silva.

Castelinho da Rua Apa. no centro da cidade
A segunda parada é no edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da cidade, inaugurado em 1929, com 30 andares. Na década de 1980, o então deteriorado edifício foi invadido por moradores de rua. Havia muitas brigas que resultavam em morte, e os corpos eram jogados numa vala do edifício. Desde então, garantem os funcionários, espíritos moram no lugar.

O passeio segue ainda pelo bairro da Liberdade, onde há um cemitério subterrâneo e onde localizava-se a forca pública da cidade. O roteiro passa também pela Casa de Dona Yayá – cujo fantasma, dizem, ainda habita o local – e pelo edifício Joelma, cenário de um trágico incêndio em 1973.

Capela dos Aflitos, no bairro da Liberdade
A última parada é o castelinho da rua Apa, uma edificação quase aos pedaços, ao lado do elevado Costa e Silva, o popular Minhocão. O prédio deteriorado já foi residência de uma das famílias mais ricas de São Paulo. Em 1937, mãe e dois filhos foram encontrados mortos a tiros no local. A casa foi abandonada e, décadas depois, invadida por moradores de rua. Mas muitos se mandaram do lugar. Não suportaram berros e vultos que surgiam durante a madrugada.

Quer saber mais sobre o passeio? Acesse www.graffit.com.br e confira como realizar este e outros roteiros inusitados pela cidade.

Vai encarar?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ovo Mágico



Quando você pensa em ter um verdinho no escritório ou no seu apartamento, o que você faz? Que tal ter uma plantinha com cuidados simples?

A planta mágica ou ovo mágico é uma opção simples, barata e divertida!

Ao comprar, você recebe um ovo de cerâmica (do tamanho de um ovo de verdade). Tudo o que deve fazer é quebrar a parte de cima do ovo com a parte de trás de uma colher, como se fosse um ovo quente.

Depois, retire sua mensagem da sorte e regue diariamente. Em menos de 1 semana, sua planta germinará! 

Além de ser um produto inovador, é sustentável!

Se quiser fazer a sua encomenda, acesse o blog http://plantamagica.tumblr.com/

sexta-feira, 20 de maio de 2011

De Bob Dylan a balé

Bob Dylan é homenageado na Cinemateca

A Cinemateca Brasileira celebra neste mês os 70 anos do cantor e compositor Bob Dylan, nascido em 24 de maio de 1941, na cidade de Duluth, Estados Unidos. Um dos artistas mais influentes de toda a história da música popular. A mostra organizada pela Cinemateca oferece um retrato da complexa personalidade desse expedicionário da música. As exibições ocorrem de 24 a 29 de maio. A entrada custa R$ 8. Mais informações em http://www.cinemateca.com.br/

Clássicos da Mostra são reexibidos no Unibanco Arteplex

Até 16 de julho, o espaço Unibanco Arteplex (Shopping Frei Caneca) reúne clássicos que foram exibidos na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com entrada gratuita. Os filmes serão exibidos sempre às 11h. Confira a programação em http://www.cinemasunibanco.com.br/home/

Exposição dialoga com a arte contemporânea brasileira

Em cartaz  a exposição “Vieira da Silva, Arpad Szenes e Rupturas do Espaço da Arte Brasileira”, no Instituto Tomie Ohtake, até dia 26 de junho. A mostra discute o papel fecundo da obra do casal no diálogo com a arte contemporânea brasileira e suas possíveis extensões ao contemporâneo: a azulejaria e a introdução da malha cubista, reunindo artistas brasileiros como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Lygia Clark, Fernando Lemos, Antonio Manuel, Ivens Machado e Adriana Varejão. Em http://www.institutotomieohtake.org.br

Pasquale reabre em novo endereço na Vila Madalena

Depois de mais de um mês fechado, a Cantina Pasquale volta a funcionar na rua Girassol, 66, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo. A cantina funcionou por quase dez anos na rua Amália de Noronha, também na zona oeste, e precisou entregar o ponto, que dará lugar a um empreendimento imobiliário. No cardápio, seguem os famosos antepastos e os pratos de massa, mais vinhos (a maioria de ênfase italiana). Uma área aberta no fundo da casa está em reforma e deve abrir em aproximadamente um mês -- por isso, a casa funciona apenas durante a noite. http://www.pasqualecantina.com.br

Trupe Chá de Boldo apresenta novo trabalho no Sesc

No dia 27, o Sesc Ipiranga recebe a Trupe Chá de Boldo, a partir das 21h, com  entrada gratuita. O “bando”, que surgiu em 2005, apresenta repertório com músicas do novo disco, “Bárbaro”. Quem comparece ao show da Trupe, percebe que o grupo não se limita apenas a subir no palco e tocar seus instrumentos. A “veia teatral” envolve a todos. Integrantes e público se deixam levar pela mistura de ritmos e celebram a diversidade musical brasileira. Informações em http://www.sescsp.org.br


Companhia de dança Pilobolus traz novo programa a SP


A companhia norte-americana de dança Pilobolus comemora 40 anos de existência e volta a São Paulo com o programa "Metamorphosis". As apresentações acontecem nos dias 24 e 25 de maio, às 21h, no Teatro Bradesco. As cinco coreografias de "Metamorphosis" trazem movimentos inspirados na ciência e bailarinos emaranhados em diversas poses. Acesse o programa em http://www.pilobolus.com/home.jsp

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Oops!

Quem tem boca vai a Roma, certo?
Errado!
Confira abaixo os ditados populares que usamos no dia a dia, mas que nem todo mundo sabe direito o significado ou empregar corretamente. 
Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão: o correto é batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.
Enfiou o pé na jaca: o correto é enfiou o pé no jacá.
Antigamente, os tropeiros paravam nas vendinhas, a meio caminho, para tomar uma bebida. Quando bebiam demais, era comum colocarem o pé direito no estribo e, quando jogavam a perna esquerda para montar no burro, erravam, pisavam no jacá (o cesto em que as mercadorias eram carregadas) e levavam um grande tombo. Por isso, quando alguém bebia demais dizia-se que ele enfiaria o pé no jacá. A jaca, fruta, não tem nada com isso.
Cor de burro quando foge: o correto é corro de burro quando foge!
Quem tem boca vai a Roma: pois é, para sua surpresa, o correto não tem nada a ver com a capacidade de ir a qualquer parte do mundo pela comunicação, e sim uma forma de exortação à crítica política. O correto é quem tem boca vaia Roma.
É a cara do pai escarrado e cuspido: essa é a forma escatológica de dizer que o filho é muito parecido com o pai. O correto é a cara do pai em Carrara esculpido (Carrara é uma cidade italiana de onde se extrai o mais nobre e caro tipo de mármore, que leva o mesmo nome da cidade).
Quem não tem cão, caça com gato: o correto é quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!
Voto de Minerva: Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os jurados. Coube à Minerva, personagem da mitologia grega, o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.
Casa da mãe Joana: na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar numa casa, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
Ficar a ver navios: Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.
Não entender patavinas: os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova; sendo assim, não entender patavina significava não entender nada.
Dourar a pílula: antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar o aspecto do remedinho amargo. A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo.
Sem eira nem beira: os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, está sem grana.
O canto do cisne: dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão “canto do cisne” representa as últimas realizações de alguém.
Gostou? Quer saber mais curiosidades da língua portuguesa?
Acesse o WeGo!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

É proibido!

Não é só no Brasil que a legislação desatualizada provoca situações embaraçosas e até hilariantes. Curiosamente os EUA são um dos países mais férteis em leis engraçadas e divertidas. São leis tão antigas que nunca foram atualizadas e que chegam a ser ridículas, de tão ultrapassadas que estão. 

Tente imaginar a situação que levou a criação da lei que proibe chupar picolé atrás do banco ou a que diz que as mulheres podem fazer topless, mas apenas em lojas de peixes tropicais. Outra proíbe emprestar um aspirador a um  vizinho ou ainda a que proíbe assobiar debaixo de água.

Sim, isso existe e, acredite, tem muito mais. Confira e divirta-se!


França
  • Entre as 8 da manhã e as 8 da tarde, 70% das músicas tem de ser de artistas franceses.
  • É proibido beijar alguém no metro.
  • É proibido batizar um porco com o nome de Napoleão.

Alemanha
  • Uma almofada pode ser considerada como uma arma passiva.
  • É proibido andar de máscaras pela rua.
  • Em qualquer escritório deve poder ver-se pelo menos parte do céu.

Finlândia
  • Os taxistas devem pagar direitos de autor se colocam música em seu carro quando transportam clientes.

Inglaterra
  • É ilegal pendurar roupa de cama na janela.
  • É proibido pescar salmão aos domingos.

Irlanda
  • Se você está em Cork, e vê um escocês, ainda é legal mirá-lo com arco e flecha, exceto aos domingos.

Canadá
  • É ilegal tirar o curativo em público.
  • Em Alberta, se você esteve preso e foi liberado, tem direito a pedir um arma carregada e um cavalo para sair da cidade.

México
  • É proibido queimar bonecas.

Bolívia
  • É ilegal para um homem ter relações com uma mulher e sua filha ao mesmo tempo.

EUA
  • É proibido jogar dominó no domingo.
  • Os homens não podem cuspir diante das mulheres.
  • É proibido vender amendoim após o entardecer das quartas-feiras em Lee Country.
  • É proibido passear com um sorvete de casquinha na bolsa nos domingos.
  • As mulheres poderão praticar o topless em público desde que não seja com fins lucrativos.
  • Cada pessoa deve tomar banho ao menos uma vez ao ano.
  • Nenhuma mulher dever aparecer em traje de banho em nenhum aeroporto a não ser que seja escoltada por dois policiais ou esteja armada com um cacetete. As disposições deste decreto não serão aplicadas a mulheres que pesem menos de 90 libras (aprox. 40kg.) ou mais de 200 libras (aprox. 90 kg.), nem serão aplicadas a éguas. 

Líbano
  • Os homens podem legalmente ter relações sexuais com animais, sempre que forem fêmeas. Ter relações sexuais com machos pode ser castigado com a morte.

Israel
  • É proibido meter o dedo no nariz aos sábados.
  • Em Haifa é proibido levar ursos à praia.