Se você não consegue imaginar, confira a exposição Olhar com Outro Olhar, no Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu.
Logo no começo, você é vendado, mas apenas se quiser. Na escuridão, você usa o tato e a audição para “enxergar” e se locomover dentro do recinto, sempre conduzido e auxiliado pelos guias. Uma das experiências mais inusitadas é o Futebol de Cinco, em que uma caixa preta é o “estádio”, e os visitantes vendados podem jogar uma partida. Mas não se desespere: pontos de emissão de áudio dentro do ambiente vão ajudá-lo a saber onde está a bola e para quem chutar – da mesma forma que os atletas com baixa ou nenhuma visão praticam o esporte, que é uma das modalidades das Paraolimpíadas.
Mais do que ser uma experiência surpreendente, a exposição faz o público sentir na pele, literalmente, como é ver coisas e pessoas sem usar os olhos. “Ela suscita uma reflexão sobre as diferentes possibilidades de percepção do mundo ao nosso redor e questiona o destaque que geralmente damos ao sentido da visão como via principal da compreensão”, conta Clara Azevedo, diretora executiva do Museu.
A exposição acontece no Museu do Futebol, de terça a domingo, das 9h às 18h. Até 18 de setembro. Endereço: Praça Charles Miller, s/nº Pacaembu – São Paulo. Preços: R$ 6 (inteira); R$ 3 (meia-entrada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário