sexta-feira, 6 de maio de 2011

É isso mesmo que estou vendo?


Essa era a pergunta que o artista gráfico holandês M. C. Escher (1898-1972) queria que as pessoas se fizessem quando passassem em frente as suas obras. Construções impossíveis, preenchimentos regulares do plano, explorações do infinito e figuras em metamorfose fizeram o artista  ser conhecido mundialmente como o mestre da ilusão de ótica.  

Xilogravura "Oito Cabeças"
Quase 40 anos após sua morte, uma pequena amostra do mundo lúdico, de sonhos, quase inacreditável de Escher está em São Paulo, em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil. São 94 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista.

A nossa dica é que você reserve uma tarde toda para aproveitar bem a exposição O mundo mágico de Escher. Além das gravuras trazidas diretamente da Holanda, um vídeo de cerca de 1 hora conta a vida do artista: fala do seu casamento, do tempo que passou na Itália, dos apuros durante a Segunda Guerra Mundial, mostra as técnicas que ele utilizava e conta que só a partir dos 30 anos o artista começou a ganhar dinheiro com seu trabalho.

Xilogravura "Menor e Menor"
Entre as atrações interativas está um quebra-cabeça gigante que mostra como Escher utilizava imagens geométricas ou figurativas para criar gravuras que remetem ao infinito, como em Menor e Menor (1956), o clássico Dia e Noite (1938) e Metamorphosis II (1940).

Assim como Escher adorava brincar com a percepção imediata das pessoas, apresentando um mundo dos sonhos, onde não existem direções certas - Outro Mundo (1947) e Relatividade (1953) são exemplos -, a mostra também recria essa sensação por meio de alguns efeitos, como o de uma imagem plotada no chão que se completa no espelho curvado, numa mistura das três dimensões.

O WeGo! te dá uma pequena amostra do que você encontrará por lá. Veja, experimente, sinta o mundo mágico de Escher!

Litografia "Autorretrato no Espelho Esférico" (1950)
Litografia "Côncavo e Convexo" (1955)
Xilogravura "Dia e Noite" (1938)
Litografia "Laço de União" (1956)

Serviço: Exposição “O Mundo Mágico de Escher” - Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Centro). Tel. (11) 3113-3651. De terça a domingo, de 9h às 20h. Até 17/7. Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário