O aligot é uma receita francesa e “nada” mais é do que purê de batata com muito queijo (gruyère e mussarela ou queijo minas meia-cura). Apesar de ser uma receita com poucos ingredientes e simples de fazer, é de uma riqueza de sabor e textura inigualável.
Quem já teve o prazer de ir ao restaurante do chef Alex Atala em São Paulo, o D.O.M, sabe que lá é servido o aligot mais famoso do país. Ele é trazido enrolado por duas colheres e servido no prato. Mas quem ainda não foi, pode aprender a fazer. O WeGo! te dá a receita!
O aligot não deverá ser servido com acompanhamentos delicados, como o peixe por exemplo. Por apresentar um sabor marcante, deve acompanhar carnes fortes. Ele poderá ser servido também como transição entre o prato principal e a sobremesa, como é servido no D.O.M.
Entre os melhores do mundo
A conceituada revista britânica Restaurant Magazine elegeu sua lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. O destaque da eleição foi o D.O.M. que subiu 11 posições e agora é considerado um dos 7 melhores restaurantes do mundo e o melhor da Ámerica do Sul.
A primeira posição coube novamente ao restaurante dinamarquês Noma, comandado pelo chef René Redzepi, que serve interpretações modernas da cozinha nórdica. Mas o grande feito cabe a Alex Atala que colocou pela primeira vez na história um restaurante brasileiro entre os 10 melhores do mundo, com sua cozinha contemporânea com toques ousados de ingredientes locais.
Se você ainda não conhece o restaurante, reserve com antecedência uma mesa no D.O.M. e descubra os sabores e texturas que conquistaram críticos, gourmets e restauranteurs.
Aligot
Receita do chef Alex Atala, do restaurante D.O.M., em São Paulo
Ingredientes
Para o purê de batata:
1kg de batatas rosenthal
200ml de creme de leite fresco
100ml de leite integral
45g de manteiga
Sal a gosto
Água para cozinhar
Para o aligot:
200g de purê de batata
100g de queijo de minas padrão ralado
100g de queijo gruyére ralado
Modo de preparo
Para o purê de batata:
Em uma panela comm água e sal, cozinhe as batatas ainda com casca. Deixe-as no fogo até que a casca se rompa. Retire a casca das batatas assim que elas sairem da panela, ainda quentes. Em seguida, esprema as batatas e passe em uma peneira fina. Aqueça a manteiga e o creme de leite e acrescente as batatas amassadas. É preciso cozinhar esta mistura em fogo baixo por cerca de 20 minutos.
Para o aligot:
Em uma panela pequena, aqueça o purê de batata, em fogo baixo. Vá acrescentando aos poucos os queijos ralados, em quantidades iguais. Vá alternando um e outro e mexendo constantemente a mistura com colher de pau. Fique atento, quando a mistura estiver elástica e lisa, está pronta para servir.
O passo-a-passo para fazer um aligot perfeito, o próprio chef Alex Atala explica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário